Uma garrafa
plástica e alguns palitos de churrasco transformam-se em um divertido jogo de
varetas, que estimula a atenção, e a concentração dos alunos.
Disciplina:
Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Educação Artística
Anos: 2º, 3º 4º e 5º
Número
de participantes: Grupo (2 a 5 alunos)
Objetivos:
Estimular a atenção, a antecipação, à concentração e a sociabilização.
Materiais:
5 bolinhas de gude, estilete, 1 garrafa pet de 2 l , 50 palitos de churrasco,
pincel, tinta guache nos tons verde, amarelo, vermelho azul e preto e tesoura
de ponta.
Passo a passo feito pelo Educador e pelos alunos
Retire o rótulo
da garrafa pet, e deixe-a secar. Então, meça uma distância de 6 cm a partir de sua base,
faça um pequeno corte horizontal com o estilete, com a tesoura, recorte todo o
contorno, de forma que essa “tampa” possa ser retirada. Em seguida, utilize a
tesoura de ponta para fazer 100 furos ao longo do recipiente. Depois, pinte os
palitos de churrasco, 10 de cada cor, e espere secar. Repita o mesmo
procedimento de forma que cada dupla de alunos receba um bit com todo o
material.
Colocando
em prática
Nas turmas de 2º e 3º ano: Depois de
preparar as peças do jogo seguindo o passo-a-passo, divida os alunos em duplas
e entregue, a cada uma delas, um “kit” com todos os itens. Solicite que as
crianças finquem todas as varetas nos orifícios feitos anteriormente na
garrafa, atravessando-a. Em seguida, peça que coloquem as 5 bolinhas de gude
dentro do recipiente. Elas ficarão “presas” pelo entrelaçamento das varetas,
não chegando ao fundo. Diga para cada dupla bater par ou impar para saber quem
vai começar o jogo primeiro. Esta criança, então, deve escolher e retirar uma
das varetas, sem deixar que as bolinhas alcancem o fundo da garrafa. Caso deixe
uma cair, ganha um ponto, mas retira a vareta mesmo assim. O outro jogador,
então, repetirá o mesmo procedimento, e assim por diante. Ao final do jogo,
quando todas as esferas estiverem no fundo, somam-se os pontos. Quem tiver
mais, ou seja, quem tiver deixado cair mais bolinhas de gude, perde.
Nas turmas de 4º e 5º ano: Repita a
mesma dinâmica que a dos alunos de 21º e 3º ano. A diferença é que, neste caso,
serão atribuídos pontos a da cor de vareta. Então, além de as crianças se
preocuparem em não deixar as bolinhas caírem, elas devem tentar retitar as
varetas com maior valor. Caso uma esfera alcance o fundo da garrafa, retiram a
vareta e colocam-na em um canto da mesa, pois ela não contará pontos. Quando
todas as varetas tiverem sido retiradas, os alunos deverão somar seus pontos
através de expressões aritiméticas. Por exemplo, seum tem 5 varetas azuis- que
vale 10 pontos-, 4 verdes- que valem 5 pontos – e três maarelas- que valem 8 pontos,
deverá resolver a seguinte expressão: (5x10)+ (4x5) + (3x8). Por fim, todos
comparam os resultados. Quem obtiver o maior número de pontos é o
vencedor.
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