quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PUXA, CAIU!

Uma garrafa plástica e alguns palitos de churrasco transformam-se em um divertido jogo de varetas, que estimula a atenção, e a concentração dos alunos.

Disciplina: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Educação Artística
Anos: 2º, 3º 4º e 5º
Número de participantes: Grupo (2 a 5 alunos)
Objetivos: Estimular a atenção, a antecipação, à concentração e a sociabilização.

Materiais: 5 bolinhas de gude, estilete, 1 garrafa pet de 2 l, 50 palitos de churrasco, pincel, tinta guache nos tons verde, amarelo, vermelho azul e preto e tesoura de ponta.

Passo a passo feito pelo Educador e pelos alunos
Retire o rótulo da garrafa pet, e deixe-a secar. Então, meça uma distância de 6 cm a partir de sua base, faça um pequeno corte horizontal com o estilete, com a tesoura, recorte todo o contorno, de forma que essa “tampa” possa ser retirada. Em seguida, utilize a tesoura de ponta para fazer 100 furos ao longo do recipiente. Depois, pinte os palitos de churrasco, 10 de cada cor, e espere secar. Repita o mesmo procedimento de forma que cada dupla de alunos receba um bit com todo o material.

Colocando em prática
Nas turmas de 2º e 3º ano: Depois de preparar as peças do jogo seguindo o passo-a-passo, divida os alunos em duplas e entregue, a cada uma delas, um “kit” com todos os itens. Solicite que as crianças finquem todas as varetas nos orifícios feitos anteriormente na garrafa, atravessando-a. Em seguida, peça que coloquem as 5 bolinhas de gude dentro do recipiente. Elas ficarão “presas” pelo entrelaçamento das varetas, não chegando ao fundo. Diga para cada dupla bater par ou impar para saber quem vai começar o jogo primeiro. Esta criança, então, deve escolher e retirar uma das varetas, sem deixar que as bolinhas alcancem o fundo da garrafa. Caso deixe uma cair, ganha um ponto, mas retira a vareta mesmo assim. O outro jogador, então, repetirá o mesmo procedimento, e assim por diante. Ao final do jogo, quando todas as esferas estiverem no fundo, somam-se os pontos. Quem tiver mais, ou seja, quem tiver deixado cair mais bolinhas de gude, perde.


Nas turmas de 4º e 5º ano: Repita a mesma dinâmica que a dos alunos de 21º e 3º ano. A diferença é que, neste caso, serão atribuídos pontos a da cor de vareta. Então, além de as crianças se preocuparem em não deixar as bolinhas caírem, elas devem tentar retitar as varetas com maior valor. Caso uma esfera alcance o fundo da garrafa, retiram a vareta e colocam-na em um canto da mesa, pois ela não contará pontos. Quando todas as varetas tiverem sido retiradas, os alunos deverão somar seus pontos através de expressões aritiméticas. Por exemplo, seum tem 5 varetas azuis- que vale 10 pontos-, 4 verdes- que valem 5 pontos – e três maarelas- que valem 8 pontos, deverá resolver a seguinte expressão: (5x10)+ (4x5) + (3x8). Por fim, todos comparam os resultados. Quem obtiver o maior número de pontos é o vencedor. 

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