quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TANGRAN

Disciplinas: Educação Artística, Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.
Série: 2º, 3º, 4º e 5º
Objetivo: Trabalhar a coordenação motora e sensorial; promover a identificação das figuras geométricas e os seus respectivos nomes; desenvolver o raciocínio e a seqüência lógico-matemática, a seriação, o pensamento formal, a atenção, a percepção visual, a concentração motora e a habilidade de escrita norteando o texto com ínicio, meio e fim; discriminar as cores primárias; estabelecer relações entre tamanhos

Como aprofundar a atividade: Solicite que os alunos relacionem alguns objetos do dia-a-dia com as formas geométricas, tais como o círculo, o quadrado, o retângulo e o triângulo.

Disciplina: Educação Artística
Séries: 2º, 3º, 4º e 5º
Número de participantes: Grupo (2 alunos)

Materiais: Cola para E.V. A, lápis preto, moldes dos Tangrans retangular, triangular e quadrado ( estão em anexos), placa de E.V.A, com 0,3 cm de espessura e tesoura com ponta arredondada.

Passo a passo feito pelo Educador e pelos alunos
Tire cópias dos moldes dos Tangrans que estão em anexos de forma que cada dupla de crianças receba uma de cada. Então, oriente-as a transferirem-nos para as placas de E.V.A e recortem todas as peças do jogo com a tesoura.

Colocando em prática
Turmas: 4º E 5º ano (antiga nomenclatura 3ª e 4ª série)
Mostre para as crianças modelos de figuras que podem ser formadas com os Tangrans. Se quiser, veja algumas sugestões do que pode ser feito na tabela que está em anexos. Então, proponha para a classe uma divertida competição. Para isso, divida os alunos em duplas e peça que cada um escolha um dos desenhos para o outro reproduzir. Determine um tempo para que cada criança monte o seu. Quem fizer corretamente e em menos tempo ganha um ponto. Realize a mesma atividade com todas as figuras. No fim do jogo, os alunos observam quem tem mais pontos. Este será o vencedor.

Turmas: 2º e 3º ano (antiga nomenclatura 1ª e 2ª série)
Repita a mesma dinâmica realizada com os alunos do 4º e 5º ano. A diferença é que, neste caso, as crianças não terão um tempo predeterminado para realizar a atividade.


VAMOS DESENHAR

Disciplina: Educação Artística
Série: Grupo 5 e 1º ano
Número de participantes: Individual

Matérias: Canetinhas coloridas, folha de papel sulfite com tamanho A4, lápis de cor, molde de Tangrans e tesoura com ponta arredondada.

Passo a passo feito pelo Educador e pelos alunos
Tire cópias dos moldes do Tangrans, que está em anexos, de forma que cada criança receba uma. Então, peça que contornem as formas dos tangrans na folha de sulfite e recortem todas as peças do jogo com a tesoura.




Colocando em prática

Depois de confeccionar as peças do jogo seguindo o passo-a-passo, solicite que os alunos utilizem-nas para montar, sobre uma folha de papel sulfite, uma figura, sem colar as peças. Então, com o lápis de cor, devem contornar o desenho formado. Peça que as crianças contornem, agora, a figura com a canetinha, depois, pintem-na conforme desejarem e criem desenhos novos desenhos utilizando as formas geométricas. Promova uma exposição com as produções na sala de aula.

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