Disciplinas: Educação
Artística, Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.
Série: 2º, 3º, 4º e 5º
Objetivo: Trabalhar a coordenação motora e
sensorial; promover a identificação das figuras geométricas e os seus
respectivos nomes; desenvolver o raciocínio e a seqüência lógico-matemática, a
seriação, o pensamento formal, a atenção, a percepção visual, a concentração
motora e a habilidade de escrita norteando o texto com ínicio, meio e fim;
discriminar as cores primárias; estabelecer relações entre tamanhos
Como aprofundar a atividade: Solicite que os alunos relacionem
alguns objetos do dia-a-dia com as formas geométricas, tais como o círculo, o
quadrado, o retângulo e o triângulo.
Disciplina: Educação
Artística
Séries: 2º, 3º, 4º e 5º
Número de participantes: Grupo
(2 alunos)
Materiais: Cola para E.V.
A, lápis preto, moldes dos Tangrans retangular, triangular e quadrado ( estão
em anexos), placa de E.V.A, com 0,3
cm de espessura e tesoura com ponta arredondada.
Passo a passo feito pelo Educador e pelos alunos
Tire cópias dos moldes dos
Tangrans que estão em anexos de forma que cada dupla de crianças receba uma de
cada. Então, oriente-as a transferirem-nos para as placas de E.V.A e recortem
todas as peças do jogo com a tesoura.
Colocando em prática
Turmas: 4º E 5º ano (antiga nomenclatura 3ª e 4ª série)
Mostre para as crianças modelos
de figuras que podem ser formadas com os Tangrans. Se quiser, veja algumas
sugestões do que pode ser feito na tabela que está em anexos. Então ,
proponha para a classe uma divertida competição. Para isso, divida os alunos em
duplas e peça que cada um escolha um dos desenhos para o outro reproduzir.
Determine um tempo para que cada criança monte o seu. Quem fizer corretamente e
em menos tempo ganha um ponto. Realize a mesma atividade com todas as figuras.
No fim do jogo, os alunos observam quem tem mais pontos. Este será o vencedor.
Turmas: 2º e 3º ano (antiga nomenclatura 1ª e 2ª série)
Repita a mesma dinâmica realizada
com os alunos do 4º e 5º ano. A diferença é que, neste caso, as crianças não
terão um tempo predeterminado para realizar a atividade.
VAMOS DESENHAR
Disciplina: Educação
Artística
Série: Grupo 5 e 1º
ano
Número de participantes: Individual
Matérias: Canetinhas
coloridas, folha de papel sulfite com tamanho A4, lápis de cor, molde de
Tangrans e tesoura com ponta arredondada.
Passo a passo feito pelo Educador e pelos alunos
Tire cópias dos moldes do
Tangrans, que está em anexos, de forma que cada criança receba uma. Então, peça
que contornem as formas dos tangrans na folha de sulfite e recortem todas as
peças do jogo com a tesoura.
Colocando em prática
Depois de confeccionar as peças
do jogo seguindo o passo-a-passo, solicite que os alunos utilizem-nas para
montar, sobre uma folha de papel sulfite, uma figura, sem colar as peças.
Então, com o lápis de cor, devem contornar o desenho formado. Peça que as
crianças contornem, agora, a figura com a canetinha, depois, pintem-na conforme
desejarem e criem desenhos novos desenhos utilizando as formas geométricas.
Promova uma exposição com as produções na sala de aula.
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